Considerando que as escolas são celeiros de futuros motoristas, a educação para o trânsito deve ser definida como ação para desenvolver nos estudantes capacidades de uso e participação consciente das vias terrestres urbanas e rurais, uma vez que ao circular, os indivíduos estabelecem relações sociais, compartilham espaços e fazem opções de circulação que interferem direta ou indiretamente na sua qualidade de vida e na daqueles com quem convivem no trânsito. E o objetivo principal da Educação para o Trânsito é despertar uma nova consciência viária que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo. Essa educação deve estar baseada na prática de valores, habilidades e autoestima, onde o valor a vida seja o foco primordial.
No Brasil são centenas de vidas que se perdem todos os anos, simplesmente porque os motoristas não conhecem ou não obedecem às regras de trânsito. E para mudar esse quadro, é importante que se comece a aprender e respeitar o trânsito desde criança.
Afinal, qual a criança que não sonha em dirigir? Partindo dessa premissa, a educação para o trânsito deve começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática. Logo, as crianças devem ser orientadas para ter um comportamento adequado em relação ao respeito e à segurança exigida nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro ou até como condutora de bicicletas. Aqueles que usam skates, patins, patinetes e outros brinquedos que promovem a locomoção ainda devem aprender que existem lugares apropriados e seguros para a diversão, que excluem as vias públicas.
As escolas interessadas em participar do Programa Permanente de Educação no Trânsito, deverão solicitar a visita da Equipe de Educação, através de oficio ou no nosso site, seguindo o l link http://sutran.ilheus.ba.gov.br/Atendimento .
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