Ações do município de enfrentamento a esse tipo de prática incluem programas assistenciais e palestras em escolas
Nesta terça-feira, 14, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realiza uma mobilização na cidade para alertar à população sobre a problemática do trabalho infantil. A caminhada, que fecha o ciclo de atividades, será iniciada às 8h, no bairro Malhado, e lembra o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho).
Desde o início de junho, várias atividades foram desenvolvidas com as crianças em escolas municipais, estaduais e particulares de Ilhéus. As ações envolveram palestras e debates acerca do tema trabalho infantil. Este ano, a equipe do SCFV fará caminhada a partir das 8h, que sairá da Avenida Severino Vieira, no bairro do Malhado (próximo à Justiça do Trabalho) e percorrerá a Av. Lindolfo Collor, Central de Abastecimento, encerrando no mesmo local de início às 11h.
Exploração - De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2015, 168 milhões de crianças ainda persistem na condição de explorados em todo o mundo, das quais 120 milhões estão na faixa etária de 5 a 14 anos, e 5 milhões estão em condições análogas à escravidão. Em Ilhéus, esse tipo de exploração é combatida através de ações como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Serviço - O SCFV oferta às crianças e adolescentes que dele fazem parte atividades de resgate de autoestima, oficinas de arte, dança e cultura e esportes, bem como a vivência e troca de experiências com mulheres, gestantes e idosos; foco central do serviço. O secretário da pasta, Kácio Brandão, afirma que a SDS está empenhada em garantir que as crianças e adolescentes que fazem parte desses serviços estejam longe do trabalho e através dessas ações tem conseguido resultados significantes para o município.a
Blogger Comment
Facebook Comment