Menu

Número de idosos conectados aumentou quase 1000% nos últimos 8 anos.
Brasil tem mais de mais de cinco milhões de idosos na internet.

Flávia FreireSão Paulo
A internet está conquistando cada vez mais gente. No Brasil, o que chama a atenção é a idade do público que está se interessando pela rede de computadores. O número de idosos conectados aumentou quase 1000% nos últimos oito anos.
A professora Ilza Ludovique, de 83 anos, está conectada: “Aprendendo teclar texto, sinais que são mais difíceis... E fazer texto grande, pra poder usar todos os acentos”.
A cientista social Elaine Marquezine, de 89, também: “O notebook tô usando menos, mas pretendo usar mais por causa do Skipe. Como minhas filhas trabalham, é só a noite, lá pelas 22h, que a gente pode se comunicar. Não tenho usado porque já fico cansada e quero ir pra cama. Agora o tablet eu uso pra fazer e-mail, tenho alguns emails de amigas, gente do interior. Então eu uso o tablete, que é mais fácil pra carregar e tudo”.
E o engenheiro agrônomo de 101 anos, Fernando Penteado Cardoso: “É um privilégio que a tecnologia tornou acessível para pessoas que não podem estar viajando mais. Fico a pensar que tudo decorre da inteligência humana que inventou essa tecnologia”.
O interesse das pessoas com mais de 60 anos pelo mundo virtual cresce em ritmo acelerado. Pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que o número de brasileiros conectados na internet cresceu mais de 100% nos últimos oito anos. Entre os internautas da terceira idade, o aumento foi ainda maior: quase 1000%.
Hoje o Brasil tem mais de mais de cinco milhões de idosos na internet. A maioria dos conectados está na região Sudeste (60%), pertence às classes A e B e tem curso superior. Para o mercado, é um novo público de consumidores.
“Durante anos, a população mais velha ficava no esquecimento, dependendo de favor para compra, visitar algum lugar ou manter relações de amizade. Isso é uma revolução no jeito que brasileiros consomem, participam da sociedade em que vivem”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Para quem usa a internet é um novo mundo a cada dia. “É uma era maravilhosa. Se duvidar, tenho filme de nave que chegou em marte. Chegou em marte e chegou pra mim também. É uma coisa maravilhosa”, comemora Fernando.
 
Top