Menu

Os bloqueios do WhatsApp no Brasil não fazem muito sentido para os profissionais do mundo da tecnologia. O responsável pela segurança e criador da criptografia ponta-a-ponta adotada pelo aplicativo é bastante enfático sobre as decisões jurídicas que impedem o acesso do serviço aos brasileiros.
Na ocasião anterior, quando o WhatsApp foi bloqueado, o desenvolvedor que atende pelo codinome Moxie Marlinspike declarou: “Parece que, no Brasil, o juiz e os agentes da lei apenas não entendem como isso funciona". Fundador da empresa de segurança Open Whisper Systems, Moxie explica que: “eles podem bloquear o WhatsApp pelo tempo que quiserem que o WhatsApp não vai poder fornecer informações que eles não têm.”
Ativista de segurança na rede, Marlinspike irrita governos de países como o Brasil, pois sua tecnologia é justamente o que impede que qualquer pessoa, que não sejam os participantes de uma conversa no aplicativo, acesse as informações. Por isso, a verdadeira identidade e até mesmo a idade do programador são guardados em segredo.
Ele explica que a segurança do WhatsApp impede que a empresa cumpra as ordens das autoridades de entregar as informações dos usuários. Ninguém é capaz disso, “nem o WhatsApp, nem um hacker que ataque o WhatsApp, nem governos, nem operadoras de telefonia”, declara.
Vale lembrar também que os bloqueios do WhatsApp no Brasil não se sustentam pelo Marco Civil. De acordo com a Advocacia-Geral da União, o texto da lei que regula a internet é usado com uma interpretação errada como justificativa para essas decisões jurídicas
 
Top