Menu

Acompanhado do prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), entre outras autoridades, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou, na manhã desta sexta-feira, dia 22, as obras do Hospital Regional da Costa do Cacau, em construção na BR-415 (Rodovia Ilhéus-Itabuna), no bairro Banco da Vitória. A unidade médica está com 60% dos serviços executados. Quando estiver em funcionamento, o equipamento vai dobrar a disponibilidade de leitos para urgências, emergências e cirurgias na região cacaueira, de acordo com o chefe do Executivo Estadual.

A construção do hospital foi iniciada em novembro de 2015 e está com o cronograma adiantado. O engenheiro responsável pela obra, Orlando Lemos, afirmou que a previsão era entregar a obra em maio de 2017, no entanto, a conclusão dos serviços deve ser antecipada para até o mês de janeiro próximo.
Para o prefeito em exercício, Carlos Machado, a obra representa um compromisso do governador e a resposta a uma demanda apresentada ao Governo do Estado pela Administração Municipal. “Com essa nova unidade médica, de referência, que tem como modelo o premiado Hospital do Subúrbio, em Salvador, vamos ampliar a oferta dos serviços de saúde de qualidade à nossa população. Sem contar que são gerados mais de 400 empregos diretos somente aqui na fase de construção”, enfatizou.

Leitos - Construído numa área de cerca de 70 mil metros quadrados, somente nessa primeira etapa, o Hospital da Costa do Cacau terá capacidade para 179 leitos, a um custo de 80 milhões de reais. Após a segunda e última etapas, a unidade ofertará 233 vagas, divididas entre as especialidades ofertadas. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serão 30; centro cirúrgico com sete salas, além de setores de hemodinâmica e imagenologia.

A visita do governador Rui Costa foi acompanhada pela senadora Lídice da Mata, pelos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, de Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de Relações Institucionais, Josias Gomes, os deputados estaduais Eduardo Salles, Rosemberg Pinto e Ângela Sousa; e a prefeita de Una, Diane Rusciolleli. Também presentes, secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Saúde, Antonio Ocké, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, de Comunicação, Valério de Magalhães, de Educação, Paulo Moreira, de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Relações Institucionais, Fred Vésper, de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, e os vereadores Ivo Evangelista e Gilmar Sodré.

Regional – Após a vistoria, o governador Rui Costa afirmou à imprensa que o novo Hospital da Costa do Cacau vai atender exclusivamente a pacientes adultos. “Dessa forma, preparamos o caminho para que o Hospital Geral Luiz Viana Filho seja passado à responsabilidade do município e transformado em uma unidade de referência no atendimento materno-infantil, com alas de maternidade e pediatria”, disse.

A transformação do Hospital Luiz Viana Filho em uma unidade materno-infantil é uma proposta defendida pelo prefeito licenciado Jabes Ribeiro. Atualmente, o hospital regional, localizado no bairro da Conquista, como unidade de referência, não tem sido suficiente para atender à demanda de Ilhéus e mais sete municípios. O prefeito tem se preocupado com a carência de atendimento a crianças e gestantes, e tem ampliado a parceria com a Santa Casa de Misericórdia no sentido de garantir o pleno funcionamento da Maternidade Santa Helena.  
 
Top