Menu

barragem
Foto de umas das barragens feita pelo INEMA.
A Unidade Regional Sul do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou entre os dias 06 a 10 e 14 de junho a “Operação Iara”. A ação teve como principal objetivo fiscalizar barramentos irregulares nas propriedades localizadas na bacia do rio Iguape, responsável pelo abastecimento da região norte do município de Ilhéus, que no momento passa por crise de abastecimento de água principalmente nesta região.
A operação que também visou atender demanda do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Comarca de Ilhéus, 1ª Vara da Fazenda Pública; Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A (Embasa), contou com 04 técnicos da UR Sul e apoio do MPBA, Embasa, Prefeitura Municipal de Ilhéus e Cia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).
Para a coordenadora regional da UR Sul, Cibelle Rocha, “A Operação Iara foi importante, pois constatou em campo diversos barramentos construídos sem autorização ambiental, indicados principalmente pela equipe do geoprocessamento da Base Ambiental Costa do Cacau Leste, e, com isto, conseguimos atender diversas denúncias registradas na Unidade Regional, sendo uma forma de conter ações ilegais e orientar à adequação ambiental, principalmente, neste período de seca prolongada porque passa a Região Sul do Estado”.
Ao final de toda ação foram vistoriadas 20 propriedades, resultando na emissão de notificações para cadastramento do imóvel no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), regularização de barramentos, captação subterrânea, superficial e outorgas.

fonte:AGRAVO
 
Top