Menu

Estudo comprova que mães se conectam neurologicamente aos bebês quando cantam
Foto: Reprodução / Pixabay
Um estudo publicado pela revista científica Medical Press mostra que a prática, comum entre mães do mundo todo, de cantar para recém-nascidos causa efeitos positivos no desenvolvimento das crianças. Os resultados foram apresentados pela Sociedade de Neurociência Cognitiva, e mostram que a sensibilidade a ritmos é desenvolvida nos primeiros anos de vida e ao cantarem, as mães estabelecem uma conexão com os seus bebês. “Nós sabemos que canções de ninar funcionam com bebês, mas queríamos descobrir como nossos pais moldam essa experiência”, explica Lauren Cirelli, autora do estudo.

A pesquisa analisou 30 mães, que cantaram “Brilha, brilha, estrelinha” para seus filhos, em uma versão mais animada e uma versão mais calma. Enquanto cantavam a música, a atividade cerebral delas e dos seus bebês foram analisadas por equipamentos especiais que mediam a atividade das glândulas sudoríparas. De acordo com Cirelli, a glândula foi escolhida pois o suor é um indicativo de humor. “Quando nós estamos animados, os níveis aumentam e, quando estamos calmos, eles diminuem”, diz ela. Durante o monitoramento, foi detectado que durante as versões mais tranquilas da música, mães e bebês ficavam mais calmos e a atividade das glândulas diminuía. Essa diminuição foi correlacionada entre mãe e filho, o que fez os pesquisadores chegarem à conclusão de que os dois ficaram conectados durante a cantoria. Durante as versões mais animadas, as mães cantavam mais rapidamente e em tom mais alto, e a relação entre as glândulas das mães e dos seus bebês foi igual. Além disso, o nível de felicidade dos dois aumentou.

“O cérebro infantil é capaz de identificar fenômenos auditivos para dar sentido à música", diz a autora. Segundo ela, a exposição à música logo antes dos primeiros meses de vida aumenta a percepção auditiva, o que faz com que o bebê desenvolva capacidades emocionais e sociais. “A música é uma ferramenta que nós podemos usar para juntar as pessoas, e isso começa na infância”, conta Cirelli. De acordo com o site Estadão, a pesquisadora também sugere que canções de ninar devem ser utilizadas para acalmar os bebês e músicas animadas para divertir e conseguir a atenção deles.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top