Menu

 Foto: divulgação/Twitter

O Twitter anunciou, nesta segunda-feira (17), que incluiu o Brasil na lista de países que recebem o recurso para denúncia de desinformação, ainda em fases de testes. O recurso já está disponível para os usuários. O experimento já é realizado em outros países desde 2021 e será expandido para Espanha e Filipinas.

No anúncio, o Twitter afirmou que o “fato de 2022 ser ano de eleições no Brasil e nas Filipinas, assim como de meio de mandato nos Estados Unidos, contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos”.

A medida acontece em meio a diversas críticas de usuários brasileiros quanto a permissividade da ferramenta com contas que promovem desinformação e podem ser perigosas, como no caso de mentiras sobre a pandemia de Covid-19 e as vacinas contra a doença.

No entanto, de acordo com o Twitter, apesar dos pedidos dos usuários em disponibilizar o recurso, ele tem sido pouco efetivo nos testes. Isso porque, menos de 10% da amostra de postagens analisada correspondia a violações das políticas.

Desde o lançamento deste teste, o Twitter recebeu 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de diferentes tweets publicados por 64 mil contas distintas. A rede vê o ponto positivo do recurso, já que com ele, as pessoas preferem usar o mecanismo de denúncia em vez de interagir com um tweet enganoso via retweets ou respostas, o que aumenta o engajamento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top