O estado crítico preocupa a equipe de assistência hospitalar.
A Agência Transfusional (AT) responsável pela distribuição, controle e monitoramento de bolsas de sangue destinadas a pacientes que precisam de transfusão no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, alerta que o nível de estoque de sangue da unidade está crítico, situação que preocupa a equipe de assistência hospitalar.
De acordo com o médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico pela AT do HRCC, o problema também atinge os hospitais de Base e Santa Casa de Misericórdia, em Itabuna, além do São José, em Ilhéus. “Aqui no Costa do Cacau, nosso estoque encontra-se em nível crítico, principalmente dos tipos O e A, fator Rh negativo. Quero pedir a colaboração dos doadores cadastrados que se dirijam aos bancos de sangue, também faço um apelo àqueles que podem, façam a sua doação”, expressou.
Fraana Andrade, farmacêutica bioquímica e coordenadora operacional da AT do HRCC, reforçou que no momento alguns pacientes de grupo sanguíneo O negativo e A negativo, com solicitação de transfusão, dependem da regularização dos estoques. “Quero ressaltar a importância da doação de sangue, de todos os tipos e fatores, para transfusão, procedimento essencial para salvar vidas de muitas pessoas acolhidas nos diversos setores da assistência, da nossa e de outras unidades hospitalares”, destacou.
Locais de doação sangue
Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José - Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.
Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna - Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.
0 Comments:
Postar um comentário