Menu

Dois empresários de peso na Bahia, com negócios dentro e fora do Brasil, articulam o lançamento do cantor baiano como candidato às eleições de 2016 na capital baiana. Enquanto esperam os resultados deste ano – para eles, nada mudará no panorama administrativo ou/e político – se estruturam para colocar Bell como um nome irreversível e praticamente eleito, montando seu secretariado com nomes altamentequalificados. Salvador, desprezada, abandonada e destruída, merece renascer das cinzas.
Assim ele está no site do Wikipédia: Washington “Bell” Marques da Silva, nasceu em Salvador no dia 5 de setembro de 1952) é um cantor brasileiro de axé music.
Iniciou a carreira musical na adolescência, ajudando o irmão, Wilson, como técnico de som na região de Salvador. Assim, Bell juntou dinheiro e comprou seu primeiro instrumento musical. Começou tocando com seu amigo Rey e o irmão Wadinho Marques, com quem formou a banda Scorpius no fim da década de 1970.
Em 1980, abraçando a idéia de Bell de tocarem em trio elétrico, foram contratados pelo Bloco Traz os Montes para tocarem no carnaval daquele ano. No ano seguinte, o engenheiro de som Wilson Marques sugeriu e pos em prática uma idéia revolucionaria de fechar toda a lateral do trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocarem na parte superior do trio, causando assim, na época, grande diferença dos demais,
Liderando a banda, em 1982 finalmente ela muda, por razões comerciais, de nome, ganhando o título de Chiclete com Banana, tendo Bell como seu líder e vocalista.
De público restrito à capital baiana, aos poucos o ritmo baiano foi ganhando espaço na mídia do restante do país, e Bell passou a contar com uma legião de fãs.
Há alguns anos, Bell e banda tiveram problemas com o ex-integrante, portador de ataxia cerebelar, Cacik Jonne. O ex-guitarrista acusa Bell de não ajudá-lo no tratamento da doença degenerativa. Em um certo carnaval Bell Marques chorou em cima do trio ao lembrar do[Cacik Jonne]. Problema parecido enfrentou o motorista do trio elétrico da banda, Nascimento (Naná). Nascimento acusa a banda e Bell Marques de não lhe dar o PPP a qual ele tem direito, e a assinar papel sem conhecimento. Demitido logo após o fato.
O sucesso sempre andou lado a lado com Bell e sua banda Chiclete com Banana, que desde o lançamento dos primeiros discos teve excelentes vendagens. Até hoje são mais de 7 milhões e 800 mil cópias vendidas, somando-se 12 discos de Ouro e 10 discos de Platina, além de inúmeros troféus,
Casado há mais de vinte anos com Ana Marques, Bell tem dois filhos com ela: Rafael e Filipe. No ano de 2003, Bell reconheceu a paternidade de Rebeca Teixeira. Bell tem duas netas: Iris e Elis. Por ser sua marca registrada, e por temer não ser reconhecido sem a mesma, apresenta-se sempre com bandana. Outra versão para justificar o uso da bandana é o de que Bell Marques seja careca.
Bell esteve por trás de grandes revoluções na música baiana, como a gravação do primeiro CD ao Vivo em cima de um trio elétrico em 1997, e pela introdução do trio elétrico Tiranossauro Rex no carnaval do ano 2000.
Atualmente o Chiclete Com Banana canta em todos os cantos do Brasil, principalmente em micaretas e shows. Em Salvador no Carnaval o Chilete Com Banana tem três blocos de rua: o Nana Banana, que sai no circuito Barra-Ondina, o Camaleão, no circuito Campo Grande, e também o Voa-Voa, que é um dos últimos blocos a sair na terça-feira de Carnaval. Hoje Bell Marques é considerado um dos maiores cantores de axé music do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top