Menu

Muita gente tem comparecido à Catedral para o novenário do padroeiro de Itabuna, São José, festejado na segunda-feira (19). A procissão é disputada por fiéis e, sobretudo, políticos em busca de votos.

Considerada como uma das mais tradicionais no Sul da Bahia, a Festa de São José de Itabuna já ultrapassa mais de um século e foi iniciada antes mesmo da elevação da Vila de Tabocas à categoria de cidade.

A devoção ao santo foi herdada dos desbravadores sergipanos que chegaram à região ainda na segunda metade do século XIX. Para 2012, a comissão escolheu o tema “Jesus Cristo Nossa Razão de Ser”.

Iniciadas no sábado, 10, com a participação das paróquias São Judas Tadeu e Nossa Senhora das Vitórias, o novenário têm reunido milhares de fiéis das demais paróquias da cidade, além de padres e religiosas.

De acordo com o pároco da Catedral, Moizés de Souza, para o Dia de São José está programada uma alvorada festiva, com repicar dos sinos e queima de fogos, às 5h.

Os atos litúrgicos da festa do padroeiro, que começam às 7h com a Missa Festiva, terá seu ponto alto na Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo Dom Ceslau Stanula.

O pregador oficial será o bispo auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Gilson Andrade da Silva.

“Esta celebração é o ápice de toda a programação. Portanto, esperamos contar com a presença dos padres, movimentos, associações religiosas e os fiéis católicos grapiúnas”, enfatiza o padre Moizés.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top