Aberto de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Almir Couto presta atendimento específico de média e alta complexidades à população de Ilhéus. Sediado na Avenida Soares Lopes, nº 1044, e administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o equipamento é uma das frentes do “Brasil Sorridente”, programa federal que objetiva oferecer, entre outros, orientação, pré-diagnóstico, tratamento gratuito, próteses e prevenção à saúde bucal.
Segundo Denise Pinheiro, coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Ilhéus, atualmente, cerca de 30 pessoas são atendidas diariamente pelo Centro de Especialidades Odontológicas, que disponibiliza serviços de endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgias e diagnóstico bucal, com ênfase para a prevenção e detecção do câncer de boca. “Além disso, também trabalhamos com próteses e atendemos portadores de necessidades especiais, tais como deficientes visuais, físicos e intelectuais”, completa a coordenadora.
Denise Pinheiro explica que o tratamento oferecido no Centro de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica. “Os profissionais das unidades básicas de saúde do município são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e, nos casos mais complexos, pelo encaminhamento ao CEO”, ressalta.
Equipado com sete gabinetes odontológicos e um laboratório de próteses dentárias, o centro Almir Couto também possui sala de esterilização, duas salas de espera com recursos audiovisuais e um miniauditório utilizado para cursos e palestras. Além do coordenador do CEO, Ledson Nogueira, o corpo de profissionais inclui, ainda, 13 dentistas, nove auxiliares de saúde bucal (ASB), três protéticos, duas recepcionistas e uma auxiliar de serviços gerais.
Reforma - O secretário de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, Antônio Ocké, lembra que, em 2013, o CEO Almir Couto funcionou de forma precária. “Ao assumir o município em janeiro do ano passado, a atual administração encontrou as instalações em péssimo estado. Por determinação do prefeito Jabes Ribeiro e depois de vencermos inúmeras dificuldades de ordem financeira, no primeiro semestre deste ano, conseguimos promover uma ampla reforma”, salienta.
A recuperação do imóvel que abriga o Centro de Especialidades Odontológicas de Ilhéus, cujo funcionamento foi retomado no início de junho, após três meses de reforma, incluiu pintura geral, conserto do telhado, recomposição das paredes e uma revisão geral nos sistemas elétrico e hidráulico, além da substituição dos móveis. “A proposta do prefeito Jabes Ribeiro é melhorar cada vez mais a nossa rede física de saúde para que possamos oferecer um atendimento cada vez melhor à população”, completa o secretário Antônio Ocké.
0 Comments:
Postar um comentário