Menu

Com 11 painéis, a mostra exibe registros da trajetória do romance ‘Gabriela Cravo e Canela: Crônica de uma cidade do interior’, incluindo capas de livros, fotos de cenários da trama e ilustrações de personagens. O público pode conferir o trabalho, a partir desta quarta-feira, dia 6, na Casa de Cultura Jorge Amado, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.



A trajetória do romance  ‘Gabriela Cravo e Canela: Crônica de uma cidade do interior’ começa a ser exibida em Ilhéus, a partir desta quarta-feira, dia 6, na Casa de Cultura Jorge Amado, e integra a semana em comemoração ao aniversário de nascimento do autor (10 de agosto). Com o nome 50 anos de Gabriela, a mostra traz capas de livros, fotos de cenários da trama e ilustrações de personagens, a partir de 11 paneis. A Promoção é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, e o público poderá conferir as peças sempre no período das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Conforme informa o titular da Secult, Paulo Atto, a exposição ficará em Ilhéus por dois meses. Nesta terça-feira, dia 5, às 18 horas, está programada a solenidade de abertura, marcando também o início da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, que ocorre até o sábado, dia 9, envolvendo diversas atividades culturais. “Tudo que incrementa a atividade sociocultural no município é interessante, propõe nova dinâmica aos moradores e torna-se um novo fator de atrativo turístico, isso, sem dúvida reflete na economia. E o mais importante é que a gente vai marcando Ilhéus com um destino cultural também, aproveitando os quase 500 anos de história como fator de desenvolvimento” observa o secretário. 
Após a solenidade na Casa de Cultura, haverá apresentação da Fanfarra Guerreiros da Bahia, na Praça J. J. Seabra, às 18h30. Em seguida está programado o Sarau do Amado, com apresentações dos grupos de Dança Batuke Gege, e Capoeira Negra Raíz (Mestre Rafael) e show da cantora Amanda Andrade. Na quarta-feira, dia 6, passarão pelo evento, os grupos Capoeira Angola Mucambo (Mestre Virgílio), às 17h30; Teatro Maktub, às 18 horas e o poeta José Delmo. às 18h30.
Já na quinta-feira, dia 7, o sarau reúne apresentações do grupo de Capoeira Arte Malê (Mestre Monteiro), às 17h30, da atriz, cordelista e ativista cultural Janete Lainha, às 18 horas e da cantora Márcia Alencar, às 18h30. A programação do sarau termina na sexta-feira, dia 8, com participação do grupo de Capoeira Liberdade (Mestre Gordo), às 17h30, seguida da peça teatral Auto do Boi da Cara Preta (Teatro Popular de Ilhéus), às 18 horas e show do Samba de Treita, às 19 horas.
Artes plásticas e literatura – A Semana Jorge Amado de Cultura e Arte abre espaço ainda para a criatividade dos artistas plásticos, com oficinas orientadas por Jofferson Oliveira, de 7 a 9, na sede da Secretaria de Cultura de Ilhéus, a partir das 9 horas.
O Seminário Literatura, Sons e Sabores, agendado para acontecer na Academia de Letras de Ilhéus, traz para o contexto das homenagens ao escritor temas como “Africanias na Obra de Jorge Amado”, apresentado pela professora e escritora Yeda Pessoa, no dia 7, às 19 horas. Na sexta-feira  (8), a partir das 19 horas,  os trabalhos serão conduzidos pelo professor e escritor Marielson Carvalho e no último dia  (sábado, 9), a escritora Laura Esquivel  orienta a discussão “Literatura e Chocolate”, programada para as 16 horas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top