Viagem papal
Papa celebra Missa na Coreia na Solenidade da Assunção
No segundo dia de viagem à Coreia do Sul, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa, nesta sexta-feira, 15, Solenidade da Assunção de Maria. Hoje também é um dia especial para os coreanos: celebra-se o Dia Nacional da Libertação da República da Coreia.
Na homilia, Francisco destacou que a Assunção de Maria mostra que o homem é chamado a participar da vitória de Deus e reinar com Ele no Reino eterno. Ele mencionou que os coreanos celebram esta festa à luz de sua experiência histórica, reconhecendo a intercessão de Maria ao longo da história.
Partindo da Segunda Leitura, o Pontífice destacou que a verdadeira liberdade está em acolher a vontade de Deus, e Maria é um exemplo dessa liberdade cristã.
“Hoje, ao venerar Maria, Rainha do Céu, dirigimo-nos a Ela como Mãe da Igreja na Coreia para lhe pedir que nos ajude a ser fiéis à liberdade régia que recebemos no dia do batismo; que guie os nossos esforços por transformar o mundo segundo o plano de Deus; e que torne a Igreja neste país capaz de ser, de uma forma mais plena, fermento do Reino de Deus na sociedade coreana”.
Francisco seguiu pedindo a ajuda de Maria para que os cristãos coreanos possam combater o fascínio do materialismo e rejeitar modelos econômicos desumanos que marginalizam os trabalhadores. E em nome da tradição que o povo coreano deve passar às gerações futuras, o Papa disse ser preciso uma renovada conversão à Palavra de Deus e solicitude aos mais necessitados.
O Santo Padre também destacou que a festa de hoje é uma ocasião para olhar para Maria como mãe da esperança. Esta esperança oferecida pelo Evangelho é, segundo Francisco, o antídoto contra o espírito de desespero que “cresce como um câncer” na sociedade.
“A quantos dos nossos jovens não fez pagar o seu tributo um tal desespero! Que os jovens, que nestes dias se reúnem ao nosso redor com a sua alegria e confiança, nunca lhes vejam roubada a esperança”.
Após a Missa, Francisco rezou o Angelus e seguiu de helicóptero para o Santuário de Solmoe, para um encontro com os jovens da Ásia.
0 Comments:
Postar um comentário