Enquanto o mercado de telefonia comemora de um lado e fica triste por outro, o setor de internet, mais especificamente da banda larga fixa, se mantém estável, conforme aponta um relatório da Anatel divulgado nesta quinta-feira (10). Somente foram registrados 13,3 mil novos assinantes, o que representa um acréscimo mínimo de 0,05 à base de clientes. Lembrando que atualmente esse número totaliza 26,5 milhões de usuários pelo país.
Dividindo esse resultado por região chega-se a seguinte conclusão: 15,6 milhões de acessos por um ponto fixo são do Sudeste, seguido do Sul com 4,6 milhões, 3,1 milhões do Nordeste, 2,2 milhões do Centro-Oeste e apenas 948 mil do Norte. No TOP3 dos estados que concentram maior número de residências conectadas estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 9,5 milhões, 2,9 milhões e 2,5 milhões, respectivamente.
Fibra Ótica é veloz, mas cresce em ritmo lento
Contudo, o que mais impressiona é que apenas 38,6%, ou seja, menos da metade das casas no país possuem banda larga fixa. Dentro desse percentual a tecnologia que lidera é o "xDSL" (ADSL,HDSL, SDSL e VDSL) com 50,53% de participação, seguida da "Cable Modem" (NET Virtua, por exemplo) com 32,17%, "Spread Spectrum" (internet via rádio) com 6,67% e na lanterninha a Fibra Óptica (TIM Live) figura na quarta posição com apenas 6,07%.
Falando nisso, a TIM pretende mudar esse cenário muito em breve, conforme anunciou semanas atrás, e vem crescendo em um bom ritmo por todo o país. Ao todo são 1.609.364 de residências utilizando a tecnologia de fibra ótica - isso inclui as demais empresas que oferecem o serviço - e na comparação entre agosto e setembro esse número aumento em 30 mil. E em relação ao ano todo foram 200 mil novos assinantes.
Entre os principais motivos que dificultam a chegada ao percentual de 10% estão os preços e principalmente a indisponibilidade de infraestrutura, inclusive em várias localidades das grandes capitais. Para ter acesso a pesquisa completa basta acessar o link localizado como fonte da matéria.
Blogger Comment
Facebook Comment