Comer saudável é o melhor para poder crescer!
Na hora de montar o cardápio da criançada, podem surgir dúvidas sobre como garantir refeições nutritivas, prazerosas e ao mesmo tempo completas às crianças. Inserir alimentos saudáveis no cardápio desde a infância contribui para um crescimento e desenvolvimento com bem-estar e saúde. “A alimentação do período infantil é muito importante, já que serve como base para a forma que a pessoa se relacionará com a comida que ingere durante toda a vida”, conta Thaise Costa, nutricionista da Tia Sônia.
“O desafio é que nem sempre o que é saudável pode ser apetitoso, sendo que guloseimas, doces, refrigerantes, fast foods e todos alimentos com componentes químicos, podem atrair a criança bem mais do que alimentos orgânicos e naturais”, explica a nutricionista. De acordo com dados divulgados em 2018 pela Organização das Nações Unidas pela Alimentação e Agricultura (FAO), 7,3% da população de 0 a 5 anos de idade está acima do peso no Brasil.
Pensando nisso, Thaise aponta dicas essenciais que ajudam a transformar o hábito alimentar das crianças de forma agradável e saudável. Confira:
Os pais devem servir como exemplo
Para estimular a criança a ingerir alimentos nutritivos, o papel dos pais é ser exemplo, já que a criança aprende bastante observando os adultos. “Coma tudo o que é saudável na frente da criança. Essa prática despertará a curiosidade”.
Alimentação colorida e divertida é mais gostosa
Um prato colorido tem o poder de deixar a alimentação mais gostosa e nutritiva. “Frutas, vegetais, carboidratos não refinados e proteínas devem estar presentes na alimentação da criança. Para facilitar, utilize pratos e talheres divertidos e monte a refeição de forma criativa”.
Paciência é fundamental
O processo de inserção de um hábito alimentar saudável durante a infância pode ser lento e cheio de desafios, por esse motivo a paciência é fundamental. “Se a criança não quiser o alimento, ofereça mais de uma vez, de maneira calma e paciente.
Dia Nacional da Alimentação Escolar
Um dos grandes desafios dos pais e responsáveis está na escola, onde os pequenos tem contato com diferentes tipos de lanches trazidos pelos seus amigos - mas isso pode e deve ser combatido através da criação de hábitos em casa.
“A variedade e a forma como os alimentos são oferecidos influenciam na formação dos hábitos e na relação da criança com o alimento”, explica a docente da disciplina nutrição da UNIFACS, Edcreuza Narciso de Oliveira.
No Dia Nacional da Alimentação Escolar, comemorado hoje, confira como estimular uma alimentação balanceada
Chame as crianças para a cozinha
Desenvolver receitas e preparações nutricionalmente adequadas com as crianças é uma forma de conscientizar e entreter os pequenos. Quando eles se sentem responsáveis pela preparação da própria comida, a refeição fica ainda mais gostosa.
Leve as crianças para fazer compras na feira
Além de estimular a consciência nutricional, pais e filhos podem passar um tempo juntos, descobrindo frutas e novas opções de temperos.
Atenção para o “menu kids” dos restaurantes
As opções kids dos restaurantes priorizam as preferências alimentares da maioria das crianças, e a batata frita é queridinha nesse público - não considerando a qualidade nutricional que está sendo oferecida aos menores. Os pais devem buscar nas opções do cardápio preparações que contenham menor quantidade de sódio, gordura e açúcar, e que se aproximem mais da rotina alimentar da criança que deve ser o mais saudável possível.
0 Comments:
Postar um comentário