Menu

O movimento tropicalista da década de 60 foi considerado por Gilberto Gil 'o pai' de todos os gêneros músicais que nasceram posteriormente na Música Popular Brasileira, inclusive o Axé Muscic, que completa 30 anos. Em entrevista  a imprensa, o cantor baiano destacou a importância do gênero musical capitaneado por ele e Caetano Veloso.
 
"O  fato do Tropicalismo ter existido num momento importante já é muito significativo, já que defendeu a pluralidade e a diversidade que tem muito a ver com o Axé Music. Tudo o que depois veio do Tropicalismo trouxe um ambiente musical no Brasil e uma necessidade muito grande de acolhimento ao rock e ao reggae. Como o reggae teria entrado no Carnaval da Bahia se não tivesse havido o Tropicalismo?", questionou Gil.
 
Sobre a pluralidade do gênero musical criado por Luiz Caldas, Gil acredita que o momento foi "absolutamente propício" e coincidiu com movimentos que 'pipocaram'  em todo o mundo.
 
"Aconteceu em um momento de magnetização na música popular brasileira e correspondia a outros movimentos similares que apareciam em outros lugares do mundo e uma época em que havia uma nova consideração pela cultura popular. O Brasil como sempre foi tão exuberante em cultura popular... aí, depois do Tropicalismo, veio de Hermeto Pascoal a Ney Matogrosso e Carlinhos Brown", disse.
 
Sobre a presença de Luiz Caldas no Expresso 2222, Gil também não poupou elogios. "Ele é o pai de tudo o que aconteceu no Axé Music nesses 30 anos. Muito feliz por essa presença dele aqui", concluiu Gilberto Gil.
 
Top