Menu

Valentina Maureira
Jovem fez apelo no Facebook para que presidente do Chile autorize aplicação de injeção letal; eutanásia ou suicídio assistido são proibidos no país
O governo do Chile rejeitou o pedido de eutanásia feito pela adolescente Valentina Maureira, de 14 anos, que sofre de fibrose cística, uma doença hereditária e degenerativa que afeta seus pulmões, fígado e pâncreas.
De seu leito no hospital, Valentina gravou e publicou na internet um vídeo pedindo à presidente chilena, Michelle Bachelet, que autorizasse a aplicação de uma injeção letal.
"Peço com urgência para falar com a presidente, porque estou cansada de viver com esta doença e ela pode autorizar a injeção para que eu durma para sempre", disse ela Valentina em vídeo publicado em seu perfil no Facebook na noite de domingo.
O Chile não permite a eutanásia nem o suicídio assistido e a jurisprudência no país dá pouca autonomia em termos de direitos aos pacientes.
"A lei não permite que se atenda a um pedido dessa natureza", disse o porta-voz do governo chileno Álvaro Elizalde, em entrevista a jornalistas na quinta-feira.
 
Top