Menu

 

O presidente Jair Bolsonaro editou 1 decreto que autoriza o uso das Forças Armadas nas eleições de 2020.   O texto (íntegra – 63 KB) foi publicado na edição desta 3ª feira (20.out.2020) no DOU (Diário Oficial da União).

De acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, o medida “visa, de maneira geral, contribuir para a segurança do processo eleitoral, possibilitando o exercício livre do voto aos eleitores e a apuração adequada dos votos“.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o Ministério da Defesa e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vão trabalhar de forma articulada. Os locais em que as Forças Armadas vão atuar serão definidos em conjunto com o TSE.

ELEIÇÕES 2020

Por causa da pandemia da covid-19, o Congresso aprovou, em julho, uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para o adiamento das eleições, inicialmente marcadas para 4 e 25 de outubro (datas do 1º e 2º turno, respectivamente). As novas datas são 15 e 29 de novembro.

Pesquisa do PoderData,  divisão de estudos estatísticos do Poder360, mostra que 46% dos entrevistados têm medo de ir pessoalmente votar.

Os dados foram coletados de 12 a 14 de outubro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 503 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Há 1 mês e meio a mesma pergunta foi feita e o percentual era levemente maior (49%). Por conta da margem de erro, isso significa que não houve alteração estatística real. São 47% os que afirmam ter a intenção de comparecer à votação no dia 15 de novembro. Outros 7% não souberam responder.

Eleições de 2020 estão marcadas para 15 e 29 de novembro (datas do 1º e 2º turno, respectivamente)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top