Menu

Mais Você desta terça-feira, Ana Maria Braga mostrou as notícias falsas sobre o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), que vem sendo postadas nas redes sociais. Ainda mais quando acontece uma tragédia assim, muitas fotos são publicadas na internet e vão se multiplicando por causa dos compartilhamentos. A apresentadora mostrou as fotos e vídeos fakes que estão sendo distribuídos por aí.
"Não entendo como uma pessoa pode parar a vida, num momento tão trágico como esse, e baixar um vídeo, botar na rede e distribuir para as pessoas dizendo que é fato. Não tem sentido nenhum."
Confira os cinco fakes que vem tomando conta da web:
1: Na foto em que aparece um homem cheio de lama abraçando um bombeiro é fake, não aconteceu em Brumadinho. O fato é que esse senhor foi resgatado depois de uma queda de uma cisterna de 17 metros, em Patos de Minas (MG). Ele sofreu apenas escoriações, em 2001.
--:--/--:--
Fake News: Foto de homem abraçando bombeiro não é de Brumadinho
2: Essas pessoas, na verdade, estão tomando banho de lama durante apresentação no Encontro Nacional de Mulheres Rurais, em Brasília. O evento, realizado em 2013, servia para discutir as questões da violência contra as mulheres e a exploração delas nas áreas rurais.
--:--/--:--
Fake News: Foto de grávida na lama não é de Brumadinho
3: Nada a ver com Brumadinho. O nome dessa mulher na lama é Alyssa Braun. Ela e outras pessoas foram fotografadas, em 2008, em Michigan, nos Estados Unidos. Na época, ela tinha 12 anos e celebrava o dia da lama.
--:--/--:--
Fake News: Foto de adolescente na lama não é de Brumadinho
4: O vídeo que circula na internet mostrando o que, supostamente, seria o momento exato do rompimento da barragem da Mina do Feijão é fake. Na verdade, ele mostra o desmoronamento de parte das obras de uma usina hidrelétrica em Sinop (MT), gravado em outubro de 2015.
00:00/00:51
Fake News: Vídeo que mostra rompimento da barragem não é de Bumadinho
5: Um vídeo mostra o rompimento de uma barragem em Laos, no sudoeste da Ásia, em 2017. Obviamente nada tem a ver com a tragédia de brumadinho! Tá vendo? Tem que ter muito cuidado com fake news!
--:--/--:--
Fake News: Vídeo que mostra avalanche de lama não é de Brumadinho

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top