Menu

Ilhéus intensifica ações de prevenção contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) continua com o reforço da vacina contra o sarampo no município. Nesta segunda-feira (26), a equipe de imunização vacinou funcionários do Terminal Rodoviário de Ilhéus, passageiros e transeuntes. A medida preventiva visa alcançar a população nas Unidades Básicas de Saúde (USB) e em locais de grande circulação de pessoas.

No canteiro de obras da OAS, empresa responsável pela construção da nova ponte, a Sesau levou, além de vacinação, um conjunto de ações aos funcionários, com o objetivo de instruir e conscientizar sobre a importância do uso de preservativos e a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O Coordenador de DST/AIDS e Hepatites Virais, Igor Silva realizou uma palestra com os funcionários da empresa OAS, responsável pela obra da nova ponte. Após a palestra foram distribuídos preservativos e realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Reforço – Desde o início deste mês, a Sesau vem orientando a população ilheense, com faixa etária até 49 anos, a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), portando a carteira de vacinação no intuito de tomar a dose da vacina contra o sarampo.

Para receber as duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em pessoas com idades de 1 a 29 anos. Já em pessoas com idades de 30 a 49 anos, devem receber uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Quem já tomou não precisa mais.

A Vigilância Epidemiológica de Ilhéus ressalta que o município é um dos roteiros turísticos mais procurados do Brasil e por esse motivo é de suma importância que as pessoas se conscientizem e colaborem com a ação.

A Sesau intensificou a imunização visando prevenir a ocorrência de casos de detecção do sarampo e solicita aos bancários, taxistas, cabaneiros, funcionários do aeroporto, rodoviária, hotéis e sindicatos para que possam comparecer prontamente a uma unidade de saúde.

Embora o município não esteja em campanha, a Sesau alerta para o aumento de casos em outras cidades brasileiras. O verão está próximo e é uma época de grande fluxo de pessoas oriundas de diversas localidades do Brasil e do mundo. A vacina é a única forma de prevenir a doença.

Com informações da Secom Ilhéus

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top