Menu

Oi e Conta Zap terão ‘banco digital’ para baixa renda

Por Maria Luíza Filgueiras, Valor — São Paulo

 

Oi e Conta Zap terão ‘banco digital’ para baixa renda
Getty Images

A operadora Oi e a fintech Conta Zap fecharam acordo para criação de uma joint venture de conta digital para clientes da empresa de telefonia. A proposta das companhias é buscar principalmente os clientes desbancarizados, dada a maior penetração de telefone celular do que de conta bancária no país, mirando assim o público de baixa renda.

Como a Conta Zap opera por meio de mensagens com os clientes no aplicativo WhatsApp, a nova sociedade une as duas funcionalidades no mesmo meio. As empresas já assinaram memorando de entendimentos, vinculante, e estão formatando a operação, de acordo Roberto Marinho, fundador da Conta Zap.

Na joint venture, a participação majoritária é da fintech, que entra com a operacionalização, enquanto a Oi entra com a base de clientes e a comunicação com essa carteira para ativar as contas. São 24 milhões de contas pré-pagas e cerca de 5 milhões de contas pós-pagas recebendo mensagens da operadora sobre a disponibilização de uma conta digital gratuita.

As companhias dividem a receita bruta de produtos como consórcios e empréstimos, além de prestação de serviços que incluem pagamento de contas, transferências e recargas de celular.

A sociedade acontece no momento em que a Oi negocia a venda de sua operação de telefonia móvel. A princípio, o negócio não incluirá essa empresa de serviços financeiros — mas pode fazer sentido num segundo momento, uma vez que outras companhias, como a TIM, Vivo e Claro podem também entrar nesta mesma sociedade de carteira digital, apurou o Valor.

“Todas as faixas de renda utilizam o WhatsApp por várias horas ao dia, então é uma facilidade. No mundo todo, as operadoras de telecomunicação são fortes em serviços financeiros justamente por essa facilidade e penetração”, diz Marinho. Ele ressalta que outras operadoras já têm avançado no Brasil nesse tipo de parceria, caso da associação feita pela TIM com o banco digital C6 para contas do serviço pós-pago.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top