Menu



Beber líquido junto com a comida está longe de ser um hábito saudável e muitas pessoas sabem disso. Porém, talvez elas não façam ideia do quanto algo aparentemente inofensivo pode alterar as funções do corpo e prejudicar a digestão.

Acontece que para o processo digestivo funcionar da maneira correta, o nosso estômago secreta um suco gástrico potente que se encarrega dar conta do bolo alimentar. Só que, na presença de líquidos, esse ácido fica mais diluído e, portanto, menos eficaz.

9 chás que ajudam na digestão
“O bolo alimentar precisa estar hiperosmolar (mais concentrado) e ácido para seguir para o intestino, e isso é dificultado quando ingerimos líquido junto às refeições, uma vez que ele dilui o ácido clorídrico e algumas enzimas digestivas”, explica a nutricionista Fernanda Lopes.

Dessa forma, não só a digestão é prejudicada, como também a absorção de nutrientes e vitaminas.


Para para equilibrar essa descompensação, o nosso corpo começa, então, a produzir mais gastrina para gerar mais ácido para a digestão, o que segundo explica Fernanda, demandará mais tempo para ocorrer, podendo gerar gases, flatulência e aumentar a chance de dores e lesões gástricas.

O ideal mesmo é não beber nada durante as refeições e só ingerir líquidos 40 minutos antes e uma hora e meia depois de comer.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top