Menu

 

Imagens foram criadas por artista que tem canal com mais de 900 mil seguidores no aplicativo TikTok e não mostra monstro em cidade da Bahia ou em qualquer outro município brasileiro

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma criatura não identificada andando à noite pelas ruas de uma cidade. Áudios que acompanham as imagens afirmam que se trata de um monstro filmado em Ilhéus, na Bahia. Há também mensagens dizendo que a cena foi gravada após a passagem da criatura por diversas outras cidades do país. É #FAKE.

A criatura não foi filmada em nenhuma cidade brasileira e ela não existe. Trata-se de uma animação criada por computador. Uma pesquisa reversa das imagens leva à página urlebird, que hospeda vídeos do perfil @shortestblockbusters no aplicativo TikTok.

O usuário se apresenta como diretor e artista e tem mais de 900 mil seguidores. "Eu faço os mais curtos blockbusters", diz, em sua mensagem de apresentação. Além do vídeo do monstro, ele tem outras imagens surreais que lembram mesmo cenas de cinema.

O vídeo com o tal monstro também está hospedado no Youtube com o título: "Real ou não? Criatura estranha foi filmada na cidade de ...". O nome do local não é dito de forma proposital, o que fez as imagens, editadas, circularem em outros países. Na descrição, porém, ele deixa algo claro sobre as imagens: "Alerta de spoiler; elas não são reais. Eu sei! Chocante!!!"

Dois áudios acompanham o vídeo viral no Brasil, relacionando as imagens a Ilhéus. Um dos áudios diz: "É um bicho que apareceu lá em Ilhéus (...) É grandão, tipo um caranguejo, tipo um chupa-cabra, um negócio assim".

O outro áudio diz: "Aí galera, ó. Ilhéus, Bahia, ó, apareceu esse monstro aí, assustando lá a população da cidade, entendeu. E tá todo mundo lá em pânico".

A Prefeitura de Ilhéus diz que "o vídeo é fake". "É uma montagem." A assessoria diz que as ruas mostradas no vídeo nem sequer se parecem com as vias do município baiano.

Nas redes sociais, várias outras cidades, como Teixeira de Freitas, também na Bahia, João Pessoa e Fortaleza, foram citadas como rota de passagem do tal monstro. Tudo mentira.

É #FAKE VÍDEO QUE MOSTRA CRIATURA ANDANDO NO MEIO DA RUA EM ILHÉUS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top