Nesta segunda-feira (21), o Facebook anunciou que em breve usuários poderão reivindicar a autoria de suas imagens na plataforma. Inicialmente, a empresa trabalhará em colaboração com parceiros para testar a função de moderação de fotos, que busca permitir mais autonomia para os criadores de conteúdo. A novidade ainda não possui previsão de lançamento e, futuramente, deverá chegar para todos internautas.
Nova interface de gerenciamento para criadores de conteúdo. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução)Nova interface de gerenciamento para criadores de conteúdo. (Fonte: Facebook via The Verge / Reprodução)Fonte: Facebook via The Verge
De acordo com o site The Verge, embora os parceiros selecionados para o teste ainda não tenham sido revelados, a nova função pode indicar que grandes marcas terão mais controle sobre sua propriedade intelectual. Empresas como a National Geographic poderão postar suas imagens no chamado Facebook’s Rights Manager e, assim, ter controle sobre quando e onde foram postadas — até mesmo no Instagram.
Para comprovar a autoria de uma imagem, a empresa ou internauta deverá fazer o upload de um arquivo CSV contendo seus metadados no gerenciador do Facebook, junto de especificações de onde se aplicam os direitos autorais. Quando o arquivo for verificado, o Facebook’s Rights Manager irá monitorar a visualização das postagens com a imagem.
Caso alguma infração seja comprovada, o autor da imagem poderá escolher entre a permanência, remoção ou a restrição territorial da postagem, que impediria sua visualização em territórios onde os direitos autorais se aplicam.
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