Uma mulher de Franca teve um prejuízo de R$ 2,2 mil após ser vítima de um golpe por WhatsApp.
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A coordenadora de projetos Juliana Pasti relatou à EPTV que o golpe começou durante a tarde do dia 29 de janeiro, quando começou a receber mensagens de uma amiga. "Durante a conversa ela pediu um favor, para fazer uma transferência para uma conta que ela precisava pagar e eu fiz, pedi os dados".
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Porém, após enviar R$ 2.250 cerca de três horas após o início da conversa, uma das amigas de Juliana comentou em um grupo no aplicativo de mensagens que tinha algo errado. "Infelizmente, a gente depois descobriu falando com o marido dela que o WhatsApp tinha sido clonado". A vítima afirma ter entrado em contato com o banco após descobrir o golpe, mas como a transferência já havia sido feita, eles não poderiam fazer nada.
Juliana suspeita que a pessoa que aplicou o golpe teve acesso ao seu histórico de conversas, pois ele usava termos comuns entre as duas. "Eles citaram o meu filho. Eu sempre falava 'como você tá' e aí ela sempre respondia 'tudo bem e vocês', perguntando do meu filho, então tá muito claro que eles acessaram todo o nosso histórico de conversa. Ele me chama de amore, como ela mesma me tratava", comenta a vítima.
A mulher registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil investiga o caso. Segundo o delegado Márcio Murari, golpes usando linhas telefônicas são cada vez mais comuns. "Nós já tivemos alguns casos em que o estelionatário consegue obter o CPF do proprietário da linha, faz o contato junto a operadora e consegue, a partir de então, que todos os dados, conversas, sejam vinculados a ele".
O delegado instrui que quando são feitos pedidos envolvendo dinheiro, que a pessoa faça o contato diretamente. "Certamente são pessoas de até outros estados que aplicam o golpe e ela jamais vai aceitar um encontro". Também é orientado que a vítima registre o BO e peça uma cópia para encaminhar para a operadora de telefone e solicitar o cancelamento da linha. (Com EPTV)
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