Menu

 As operadoras de telefonia Claro e TIM são as primeiras a aceitarem o Pix para o pagamento de faturas via QR Code. Com a novidade, os clientes destas empresas poderão utilizar o novo sistema de pagamentos instantâneos para realizar a quitação de cobranças de forma mais fácil, sem limite de horário ou dia da semana.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central) 

Com o Pix, pessoas físicas poderão realizar as transações sem nenhum custo. Além disso, em caso de contas atrasadas, a confirmação de débito acontece de forma imediata, o que permite a liberação de serviços bloqueados em poucos minutos.

De acordo com a Claro, o primeiro pagamento de fatura utilizando o Pix foi realizado no dia 19 de novembro – a empresa já oferece essa modalidade para planos pós-pago e controle (telefonia móvel) e para serviços residenciais, como internet banda larga e TV por assinatura.

Além do código de barras, a operadora implementou um QR Code do Pix em suas faturas (físicas ou digitais). A mudança acontece primeiro na Grande São Paulo, mas chega a outras regiões do país a partir deste mês.

Por sua vez, a TIM irá oferecer a possibilidade de pagamentos via Pix para clientes dos planos pós-pago e controle, em faturas com vencimento a partir do dia 10 de dezembro. A companhia disponibilizará a função por meio do aplicativo MEU TIM.

Operadoras dão bônus para promover serviços financeiros

A Claro pretende ainda incentivar o uso do seu novo sistema de pagamentos, o Claro Pay, que chega a todos os clientes da empresa em janeiro de 2021, oferecendo benefícios para quem utilizar o app para efetuar pagamentos de faturas via Pix. No entanto, a operadora ainda não detalhou quais serão as vantagens oferecidas aos usuários.

A TIM já tem recompensas ativas para quem efetuar pagamento via Pix por meio do app do C6 Bank: no plano controle, o usuário poderá ganhar bônus de 4GB; no TIM Black, são 5 GB; e no TIM Black Família, 10 GB.

Ainda assim, cabe reforçar que é possível realizar o pagamento por meio de aplicativos de bancos ou fintechs que já tenham suporte ao novo método de pagamentos. Para isso, basta acessar a área do Pix no app de preferência e optar pelo escaneamento de QR Code.

A expectativa é de que o Pix acelere ainda mais a transição do setor de pagamentos para o digital nos próximos anos, reduzindo custos e ajudando na sustentabilidade ao evitar o consumo de papel e outros recursos naturais.

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top