Solicitação
de Identidade, pagamento de impostos, agendamentos, alterações e
transferência de titularidades – serviços que há alguns anos só poderiam
ser realizados presencialmente, ou por documentos físicos – agora
contam com plataformas digitais de fácil acesso.
Segundo
dados disponibilizados pelo governo federal nesta semana, mais de 100
milhões de solicitações que teriam sido presenciais foram atendidas
digitalmente graças à chamada transformação digital – a adoção de
tecnologia e inovação para o atendimento de clientes.
Dos
quase 4,5 mil serviços oferecidos pela administração pública para
cidadãos e empresas, cerca de 3 mil já possuem trâmite totalmente
digital e podem ser acessados pelo computador ou por smartphones.
Destes, 1,4 mil foram digitalizados ainda em 2019. “O objetivo é
oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples
e acessíveis a qualquer hora e lugar, a um custo menor para o cidadão”,
informa o levantamento.
“Esses
mais de três mil serviços digitais mostram que o governo está aqui para
servir ao Brasil, seja com a redução do tamanho do Estado, seja com os
investimentos que têm sido feitos para agilizar e ampliar a capacidade
de comunicação com o cidadão. Desde o início do governo já foram
digitalizados cerca de 1.400 serviços. Agora, o cidadão pega seu celular
e fala diretamente com o governo”, disse o ministro da
Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni, sobre o balanço da transformação
digital no governo.
Serviços mais acessados
De
acordo com o caderno que lista os números da transformação digital
brasileira, o serviço mais acessado até o momento é a Carteira Digital
de Trânsito, que já é utilizada por 22,4 milhões de brasileiros. Em
segundo lugar, a Carteira de Trabalho Digital, com 17,8 milhões de
usuários. Os serviços do INSS vêm em terceiro, com pouco mais de 11
milhões de usuários. A iniciativa resulta em filas menores para
atendimentos presenciais e contribui para o isolamento social e
contenção do novo coronavírus, afirma o governo federal.
Serviços
como registro para pesca amadora, certificados veterinários para
animais domésticos, licença de importação de bebidas, solicitação de
seguro-desemprego, inscrição e verificação das etapas do Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) e do Programa Universidade para Todos (ProUni)
estão disponíveis para acesso digital.
Plataforma Gov.br
Agregadora
dos principais serviços oferecidos pelo governo, a plataforma Gov.br
reúne múltiplos órgãos e pastas, o que facilita e centraliza as demandas
do cidadão por serviços digitais.
“O
gov.br é o programa de governo que representa três pilares fundamentais
para a evolução do estado brasileiro: o combate à burocracia, a
melhoria da administração pública e a transformação digital. Num futuro
próximo, o estado será um ente quase que totalmente digital, prestando
serviços e se relacionando com os cidadãos através do gov.br”, explicou
José Roberto Fernandes Júnior, secretário de Modernização da
Administração Federal.