Menu



As gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, pegaram um avião com os pais, na manhã desta sexta-feira (29), com destino a cidade de origem delas, em Aquiraz, no Ceará. A viagem marca o encerramento da batalha iniciada a  pouco mais de 13 meses na cidade. 

Em fevereiro de 2018, as então irmãs siamesas, que nasceram unidas pelo topo da cabeça, desembarcaram em Ribeirão Preto pela primeira vez com o objetivo de passarem por um procedimento inédito no País, no Hospital das Clínicas. 

Foram precisas cinco cirurgias, sendo quatro para desconectar as veias e vasos sanguíneos e uma intermediária, até a separação total, registrada em 28 de outubro do ano passado. Uma equipe com mais de 30 profissionais participou das 20h finais de trabalho. 

À época, o sucesso foi comemorado pelos especialistas brasileiros e americanos e pelo centro médico também, que fez história na medicina brasileira. A pediatra Maristela Bergamo foi a primeira a conversar com o ACidade ON após a intervenção. 

"Os pais já pegaram as duas no colo, nos fizeram chorar logo cedo. A gente tá muito feliz, mas com cautela", afirmou a médica no dia seguinte. 

Liberação 

Na manhã desta sexta-feira (29), o setor de comunicação do HC confirmou a EPTV a liberação das meninas para viagem e divulgou uma foto da família no avião. 

O tratamento, agora, será acompanhado a distância. Eduardo Jucá, um dos médicos que esteve com as gêmeas desde os primeiros meses de vida ainda no Ceará, continuará monitorando o estado de saúde delas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top