Menu

'Vitória para o povo negro', diz secretária sobre decisão favorável a cultos religiosos

A secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, comemorou a decisão desta quinta-feira (28) do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu o sacrifício de animais em rituais religiosos (veja mais). Na avaliação dela, o julgamento representa "uma vitória para o povo negro brasileiro".

Em entrevista ao Bahia Notícias, ela disse que o julgamento foi "pedagógico" e contribuiu para garantir o direito constitucional da livre manifestação religiosa e do culto das liturgias.

"Essa é uma vitória para a democracia brasileira, essa é uma vitória para o povo negro brasileiro, e para toda sociedade. A gente não podia ter uma jurisprudência que cerceia a manifestação, a garantia do direito constitucional de livre manifestação religiosa", disse Reis.

Ela ressaltou que do total de abates de animais feitos no Brasil, 90% é feito para o consumo humano, enquanto apenas 4% é destinado a rituais religiosos. A titular da Sepromi afirmou ainda que a morte dos animais nos rituais acontece sem maus-tratos.

"Esse ato de sacralização não implica em maus-tratos porque o animal não pode ser molestado, o animal não pode estar estressado, não pode ter uma morte lenta, é uma morte rápida e indolor, e que pressupõe justamente essa ligação do sagrado", destacou.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top