Menu



O Reino Unido decidiu nesta terça-feira (14) que as operadoras não poderão mais adquirir equipamentos 5G da Huawei, seguindo os passos dos Estados Unidos. As empresas britânicas serão proibidas de comprar novos produtos de infraestrutura móvel de quinta geração da fabricante chinesa no final do ano e deverão remover o que já foi instalado até 2027.


O governo britânico cedeu às pressões dos Estados Unidos, onde a Huawei é proibida de fazer negócios com qualquer empresa local, impedindo os celulares Android da companhia de embarcarem a Play Store. Alemanha, França e Itália, em conjunto com os americanos, também discutem barrar os equipamentos da Huawei das redes móveis alegando “risco de segurança nacional”.

Para os Estados Unidos, a Huawei, que ainda é líder em fornecimento de 5G no mundo, poderia ser usada pelo governo chinês para espionar ou sabotar redes móveis de outros países. As agências de segurança americanas, como FBI, CIA e NSA, chegaram a pedir que a população não use celulares da Huawei devido ao temor de que os aparelhos poderiam ser usados para espionagem.

O presidente Donald Trump pediu ao primeiro-ministro britânico Boris Johnson, líder do Partido Conservador, que proibisse a Huawei por ser parte do “governo comunista chinês”. A Huawei nega todas as acusações e diz que os Estados Unidos querem deter o crescimento da companhia porque nenhuma empresa americana consegue oferecer a mesma tecnologia por um preço competitivo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top