Menu

 

Após realizar uma grave denuncia durante sessão ordinária,  na última quarta-feira (20), de um acordo judicial feito entre a Prefeitura de Ilhéus com as empresas Viametro e São Miguel para indenizar as empresas de ônibus em 15 milhões de reais pelos prejuízos causados durante a pandemia, enquanto os ônibus não rodavam, o vereador Dr. Tandick concedeu entrevista exclusiva na manhã desta quinta-feira (21) à Rádio Bahiana, no programa Na Boca do Povo, ao radialista Adilson Neves.

Durante a entrevista, o vereador afirmou que o “Governo Municipal  só está preocupado em encher os bolsos dessas empresas” (se referindo às empresas de ônibus: São Miguel e Viamentro). O vereador denunciou que “mesmo com todos os desmandos das empresas de ônibus, o prefeito Mario Alexandre fechou um acordo para pagar a fortuna milionária com dinheiro público em 25 parcelas sucessivas de 600 mil reais e que o governo começou a pagar em janeiro de 2021, antes mesmo do acordo feito no Ministério Público ser homologado”.

O vereador pede que seja realizada a instauração de uma CPI para investigar o caso e que já conseguiu a assinatura de 7 vereadores, segundo Dr. Tandick, quantidade necessária para realizar o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). Ainda de acordo com o vereador, o acordo feita entre as empresas e a Prefeitura prevê que como contra partida as empresas de ônibus devem disponibilizar 75% da frota pra o transporte da população, e não 100%, e que o município não pode instaurar processo administrativo para investigar possíveis descumprimentos de contrato por parte das empresas.

O acordo ainda prevê aumento da tarifa, com valores diferenciados para as tarifas urbanas e rurais; redução da frota, em caso do não cumprimento da parcela que foi acordada; além do Governo ter que aprovar uma isenção de ISS, por um período mínimo de vigência de mais ou menos 2 anos e 4 meses e combater o transporte alternativo, o que já vem acontecendo pela Prefeitura Ilhéus. Segundo Dr. Tandick, Marão é o “Robin Hood ao contrário: tira dos pobres para dar aos ricos”, o vereador finalizou falou que esse pode ser o seu último mandato e que teme por uma possível retaliação por parte do Governo, mas que vai a fundo nessa investigação.

O Presidente da Câmara Municipal, o vereador Jerbson Moraes (PSD) disse ontem que a questão do transporte público em Ilhéus já ultrapassou a todos os limites do suportável. De acordo com Moraes, os donos dessas empresas devem ser responsabilizados criminalmente e o exemplo da CPI em Brasília “deve ser exemplo para gente aqui também”. O presidente assegurou que se os vereadores derem entrada bem argumentada em um pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e tiverem o número mínimo necessário para aprova-la, ele vai constituir os seus membros e iniciar imediatamente o processo de investigação do contrato das empresas com a Prefeitura de Ilhéus.

Rádio Borg - Ilhéus / BA - Brasil | Radios.com.br

Carregando
Carregando player...

Ouça Rádio Borg no seu celular ou tablet

Voltar para a página do player

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top