Menu


O pleno funcionamento do Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc), no diagnostico de SARS-CoV-2/COVID-19, deve ocorrer a partir deste final de semana. O laboratório da Uesc vai atuar em parceria com o Laboratório Central Gonçalo Moniz (Lacen-BA) e as amostras biológicas para realização do diagnóstico serão encaminhadas mediante acordo entre as diretorias do Lacen e do Núcleo Regional de Saúde Sul, vinculado à Vigilância Sanitária do Estado.

O reitor Alessandro Fernandes de Santana ressalta que a Uesc tem a sua abrangência de atuação desde o recôncavo ao extremo sul da Bahia, estando em Ilhéus, inserida portanto, na região onde se concentram os principais focos da Covid-19 no Estado, depois de Salvador. Consciente da sua responsabilidade de contribuir com solução para os problemas da sociedade, um grupo de servidores da Instituição se propôs a auxiliar o governo do Estado no diagnóstico do SARS-CoV-2.

Para tanto, o Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (Lafem/Uesc) foi adequado para atender a Nota Técnica n0 02 de 02/04/2020 do Lacen-BA para habilitação de laboratórios para o diagnóstico de SARS-CoV-2/COVID-19, a qual exige a classificação de Nível de Biossegurança 2 (NB-2). 
Várias ações foram realizadas, dentre as quais, adequação da estrutura física, realização de novo dimensionamento dos espaços para adequação do fluxo de trabalho, confecção de manuais de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde PGRSS). 
Além disso, foi procedida inspeção da Vigilância Sanitária para obtenção de Alvará Sanitário, inscrição junto ao Governo Federal para obtenção do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), regularização da responsabilidade técnica junto ao Conselho Regional de Farmácia e mobilização de equipamentos de outros laboratórios, por meio da colaboração de diversos docentes da instituição.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top