Menu

Wesley Ros (Reprodução)

O pastor e cantor gospel Wesley Ros publicou um vídeo em suas redes sociais há cerca de uma semana, e se tornou alvo de elogios e críticas. No vídeo, Ros expõe a sua opinião sobre um dos temas mais polêmicos dos últimos dias, o “racismo”.

O vídeo acabou viralizando na internet e foi compartilhado até pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, e filho do presidente Jair Bolsonaro.

O conteúdo do vídeo é extremamente polêmico, e divide a opinião de quem o assiste, no entanto, trás uma mensagem de que o “vitimísmo é o maior inimigo do negro”.

Wesley fala com propriedade sobre o racismo, pois é afrodescendente e sentiu na pele a discriminação por causa de sua cor da pele.

O pastor inicia dizendo que não conhece e não respeita a “raça negra”, e explica que é preto, pois é a sua cor, mas a sua raça é a “raça humana”.


Wesley afirma que o preconceito começa com essa classificação, de “raça negra, e raça branca”. O pastor conta uma experiência que teve na sua juventude, em que foi despedido de uma padaria que trabalhava por causa de sua cor.

O cantor fez questão de ressaltar que isso não foi motivo para ele se vitimizar, pois ao invés de olhar para o “retrovisor” ( para trás), decidiu olhar para o “para-brisa”, ou seja, para frente.

“Sabe o que é retrovisor? é uma janelinha do tamanho desse celular que faz você olhar para o retrô, retrospectiva, retroceder passado. Passado na conciência negra é o que? Você foi escravo, você foi humilhado, você não pode, você foi espancado, você não consegue, você não tem. Então a gente fica com a mente cauterizada com o retrovisor”, explica Ros.

O pastor afirma que por não ter olhado para o retrovisor da “conciência negra”, conseguiu vencer na vida e conquistar o que têm hoje, porém, se ficasse se vitimando, talvés ainda estivesse na mesma situação.

+ Ex-cantor gospel Jotta A sofre ataque homofóbico na web

Wesley ressalta que fez favorecer a sua competência e suas qualidades para conquistar os seus objetivos, “sem precisar da ajuda do preto, e sem precisar da ajuda do branco”.

O pastor se posicionou totalmente contra ao vitimísmo racial, e destacou que todos são capazes independente da cor da pele, pois existem várias famílias que moram debaixo da ponte, e a cor da sua pele é branca.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Top