Menu

Você saberia me dizer o que é emoção? É uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, à personalidade e à motivação. Existe uma distinção entre as emoções e seus resultados, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais.

Nossas emoções primárias são alegria, tristeza, medo, amor e raiva. As pessoas, frequentemente, comportam-se como um resultado direto de seus estados emocionais, seja chorando, lutando, fugindo ou comendo. Emoções que, ainda criança, podem ser aprendidas ou condicionadas à alimentação. Um bebê, por exemplo, que sempre ao chorar é amamentado ou crianças que recebem como estímulo, como recompensa por um bom comportamento ou uma tarefa cumprida um alimento que agradam o paladar delas, assim, são “treinadas” a obterem esse mesmo alimento sempre que experimentarem uma dessas emoções primárias, pois aprenderam que, ao vivenciar uma forte emoção, precisam se alimentar.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Existem, no entanto, alimentos que influenciam diretamente no nosso Sistema Nervoso Central (SNC) e reforçam esse estímulo externo que recebem. A cafeína, por exemplo, atua diretamente no SNC e tem a capacidade de agir na corrente sanguínea e atingir o córtex cerebral que interfere na redução do cansaço, da atenção e cognição. O resultado obtido pela cafeína, que é encontrado não só no café, mas também nos refrigerantes e alguns chás, é benéfico; porém, o uso contínuo pode causar dependência, principalmente se associado à forma de nutrir as emoções e suprir as carências.

Companheiros de nossas emoções

Há outros alimentos que também precisam de nossa vigilância pois são verdadeiros companheiros de nossas emoções: os chocolates e açúcares. Tanto o chocolate quanto o açúcar são capazes de estimular a produção da serotonina, que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar. Por isso, muitas vezes, tornam-se companheiros das mulheres que vivenciam a TPM (tensão pré-menstrual), porque são alívio imediato da raiva e mais agradáveis ao paladar feminino que o masculino.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top