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Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (7/10), a campanha do Outubro Rosa 2020, para conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Um levantamento feito pela Fundação do Câncer, com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), indicou queda de 84% nas mamografias feitas no Brasil durante a pandemia da covid-19 em comparação com o mesmo período do ano passado. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a primeira-dama Michelle Bolsonaro estiveram presentes no evento.

Pazuello disse ter ficado claro que houve uma diminuição dos atendimentos durante a pandemia e se mostrou preocupado com o que chamou de segunda onda da crise sanitária. “Este represamento de exames e a nova ação que temos de fazer para dar vazão a esses atendimentos são a segunda onda da pandemia. A segunda onda não é o repique da pandemia, mas, sim, as doenças e tratamentos que foram interrompidos”, declarou.

O ministro pontuou ser esse, justamente, o novo desafio do SUS. “O desafio da pandemia continua, já com a tendência de queda observada e divulgada pelos meios de comunicação, mas estamos nos preparando para próxima etapa, que é o represamento dos atendimentos”, indicou.

O titular da Saúde destacou, ainda, a importância do SUS nesta nova etapa da pandemia, também, na prevenção do câncer de mama. “O SUS garante essa assistência integral aos pacientes de câncer. Existem deficiências pontuais, mas se você olhar o todo é uma missão muito bem conduzida”, destacou.

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