Menu

Por meio da atuação integrada de órgãos da Prefeitura e do Programa Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon), o Município de Ilhéus intensificou ainda mais a fiscalização de estabelecimentos não autorizados a funcionar durante a vigência do decreto e, também, quanto ao uso de equipamentos de proteção individual pelos comércios autorizados. Somente nesta quinta-feira (9) mais de 50 estabelecimentos foram interditados, isto é, fechados, por descumprimento da determinação municipal, bem como, 12 foram autuados com multa.
Visualização da imagem

A ação conta com a atuação conjunta da guarda civil municipal (CGM), o setor de fiscalização de postura da secretaria de mobilidade e ordem pública, o setor de fiscalização de operações especiais da secretaria de serviços urbanos (Secsurb) e do Procon, além do apoio da polícia militar.

Nesta quinta-feira (9), estabelecimentos no Malhado, Teotônio Vilela, Nelson Costa e Hernani Sá foram interditados e autuados.

A fiscalização também aconteceu na Central de Abastecimento. “A feira do Malhado não tem apenas serviços essenciais como supermercados, açougues, peixarias e hortifrutigranjeiros, mas também bares, restaurantes e barbearias que estavam funcionando e tivemos que interditar por descumprir o decreto”, explicou o comandante da guarda civil municipal (GCM), Leonardo Gomes Bandeira.

O comandante informou que praticamente todos os comerciantes não autorizados sabem que não podem abrir o estabelecimento. “Não há resistência e a maioria obedece à fiscalização. É importante que todos se conscientizem que nosso trabalho é para proteger a população, pois essa é uma questão de saúde pública. Fiquem em casa, estamos nas ruas por sua saúde”, disse. Ele acrescentou ainda que a ação no Teotônio Vilela também contou com o apoio da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ilhéus, e aproveitou para agradecer.

De acordo com o chefe da fiscalização de postura da Prefeitura de Ilhéus, João Paulo Valverde, o número de denúncias está muito grande, o que mostra que muitas pessoas não estão levando a sério o risco de saúde em razão do coronavírus. “Estamos com equipes dia e noite com forte fiscalização em várias localidades pois o pessoal não está respeitando. Também orientamos os comerciantes autorizados sobre a determinação quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual como máscaras, álcool gel e luvas”, frisou.

O subprocurador geral de Ilhéus, Régis Aragão Leite, informou que “a fiscalização vai continuar, com operações mais fortes e sem prévio aviso”.

Denúncias – Qualquer cidadão pode entrar em contato diariamente através dos telefones: (73) 99982-9490/ (73) 99909-2265 ou (73) 99981-1706, das 8h às 18h. O serviço também funcionará das 18h às 23h, nos números (73) 99913-1356 ou (73) 99857-8690. Também estará disponível o contato via e-mail, no seguinte endereço: gabinetedecrise@ilheus.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top