Menu

O vereador Makrisi Sá, foi indicado pelo Presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto, para representar a instituição no Gabinete de Crise da Pandemia do Covid-19. Na segunda-feira (20), o vereador apresentou algumas sugestões ao Coordenador do Gabinete para minimizar a disseminação do vírus na cidade.
Visualização da imagem

 Foram apresentadas propostas como solicitar auxílio às autoridades sanitárias do Governo do Estado a fim de colaborar para gerir o sistema de atendimento hospitalar dos casos graves de Covid-19; definir qual a quantidade de equipamentos/leitos/UTI's para garantir o atendimento exclusivo da sua população; aplicar o reteste para os profissionais de saúde que irão retornar aos postos de trabalho; utilizar a força policial para disciplinar as filas nas lotéricas e bancos mantendo o distanciamento mínimo e evitar aglomerações.

 Além destas, a Câmara também propôs o fechamento de bares para dispersar aglomerações; criação de barreiras sanitárias e de acesso aos bairros com maiores índices de infecção; comunicar a população os hospitais e Unidades de Saúde que atenderão as doenças não relacionadas como Covid-19. Segundo o vereador Makrisi, a Secretaria de Assistência Social faria verificação de quem já recebeu Auxílio Emergencial para que esta pessoa adote o isolamento social.

A proposta visa também fiscalizar os hospitais para verificar se os médicos, enfermeiros e funcionários estão usando os Equipamentos de segurança; ofertar seguro de vida para todos os trabalhadores da saúde; analisar como o Programa Melhor em Casa pode acompanhar paciente e levantar barreiras sanitárias e de controle de acesso nas entradas do município, evitando o acesso de pessoas que venham de cidades que já tenham casos de contágio e/ou de doentes já sintomáticos.


Fabrício Nascimento cobra ações dos governos estadual e municipal para controle de pandemia na região

O vereador Fabrício Nascimento (PSB) solicitou ao governo estadual a instalação de uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – LACEN/BA na região sul do estado para garantir mais eficiência e resultados rápidos para os testes da Covid-19.

Segundo o vereador, o material para exame é coletado e levado a Salvador diariamente por motoristas da Prefeitura de Ilhéus. A instalação de uma central do laboratório na região diminuiria custos para o município e aceleraria os resultados dos exames, que atualmente levam quatro dias para chegar a Ilhéus. O vereador também pede ao município que cobre ao Governo do Estado com celeridade, os 30 leitos que serão disponibilizados pelo Hospital Regional da Costa do Cacau.

“No dia 27 de abril, o Centro de Atendimento Covid -19 de Ilhéus começou a funcionar no Centro de Convenções do município. Acredito que com o crescente número de casos na região, o total de leitos disponíveis não será suficiente para atender os pacientes. Por esse motivo, e, em especial, por ser profissional de saúde, peço ao governo municipal que solicite o mais rápido possível do governo estadual uma resposta para os nossos munícipes. A taxa de crescimento da doença tem crescido e nós não podemos esperar”, declarou Fabrício.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top