A Globo Comunicações e Participações (GCP) amargou uma queda de receita em 2020, na comparação com 2019, e também uma diminuição no lucro, segundo informou o colunista Maurício Staycer, do portal UOL, com base em um balanço divulgado pela empresa na sexta-feira (26).
Segundo o colunista, o resultado se refere aos negócios na TV aberta, TV por assinatura, áreas digitais e de música. A queda na receita foi de cerca de 11%, caindo de R$ 14,090 bilhões em 2019 para R$ 12,523 bilhões em 2020. O lucro líquido no ano passado foi de R$ 167,8 milhões, uma queda de 77,7% em relação aos R$ 752,5 milhões registrados no ano anterior.
A demonstração dos resultados expõe o saldo do esforço de redução de despesas ocorrido ao longo de 2020. As despesas caíram de R$ 10,6 bilhões, em 2019, para R$ 9,49 bilhões no ano passado.
“Apesar da pandemia, todos os investimentos em tecnologia e conteúdo, que alimentam o Globoplay e as plataformas digitais e canais lineares que desenvolvemos, não foram interrompidos. Mantivemos o plano original porque acreditamos que é a estratégia a ser perseguida”, disse o diretor-geral de finanças da Globo, Manuel Belmar, em entrevista ao jornal “Valor Econômico”.
Foram R$ 4,5 bilhões de investimento em conteúdo e mais de R$ 1 bilhão em tecnologia.
Segundo Belmar, um dos destaques em 2020 foi o Globoplay. A plataforma aumentou o volume de assinantes em quase 80%, enquanto o volume de receitas mais do que dobrou em relação a 2019. “Isso foi importante para compensar a tendência declinante do mercado de TV paga, que tem sofrido com a perda de renda e aumento do desemprego, que afetaram o brasileiro em 2020”, disse.
A queda na receita está diretamente ligada a uma diminuição do faturamento com publicidade, que responde por 60% da receita total. Neste segmento, as receitas da Globo caíram 17% em relação ao ano anterior.
As receitas com publicidade caíram em quase todos os ramos da mídia, como mostram dados divulgados na semana passada pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.
O investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 14,21 bilhões em 2020, um valor 19% menor do que o movimentado pelo mercado em 2019, quando R$ 17,54 bilhões foram aplicados na publicidade nacional. A televisão aberta ainda é dona da maior fatia, R$ 7,37 bilhões (51,9% do total), mas perdeu cerca de 20% em comparação com o ano anterior.
De acordo com o relatório, a internet foi o único meio que ampliou sua fatia no bolo publicitário nacional, na comparação com o ano de 2019.
No texto que acompanha a demonstração do balanço, a Globo cita o impacto da pandemia de coronavírus na produção de conteúdo e na transmissão de eventos esportivos.
“Evitar o contato físico é fundamental para conter a propagação do vírus e não existem novelas e séries sem abraços, apertos de mão, beijos, festas, cenas de luta, cenas de amor, cenas de carinho e tudo que reflita a vida real, mas que naquela ocasião, não poderia ser encenada com segurança”, diz o grupo.
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