
Beber uma xícara de café todos os dias pode aumentar o volume da massa cinzenta no cérebro por um tempo, pelo menos é o que diz um novo estudo publicado pela revista Cerebral Cortex, conduzido por cientistas da Universidade de Basileia, na Suíça. De acordo com os pesquisadores, o consumo da cafeína não parece ter efeito na qualidade do sono, o que contradiz a crença popular.
A pesquisa analisou 20 voluntários saudáveis, todos habituados a beber café diariamente. Durante dez dias, eles foram instruídos a tomar três cápsulas de cafeína de 150 miligramas por dia, ao mesmo tempo em que se abstinham de todas as outras fontes de cafeína. Em seguida, o protocolo foi repetido por mais dez dias, nos quais os participantes receberam comprimidos de placebo.
Ao final de cada período, os participantes tiveram os cérebros escaneados, além de terem a sua atividade cerebral medida enquanto dormiam. Os resultados indicaram que os volumes de massa cinzenta diminuíram após o uso regular de cafeína, mas aumentaram após dez dias de abstinência.
“Nossos resultados não significam necessariamente que o consumo de cafeína tenha um impacto negativo no cérebro. […] Mas o consumo diário de cafeína evidentemente afeta nosso ‘hardware’ cognitivo, o que por si só deveria dar origem a mais estudos”, afirma um dos autores do estudo, a Dra. Carolin Reichert, do Centro de Cronologia de Basileia, em comunicado
0 Comments:
Postar um comentário