Menu

 Crianças de 4 anos criaram o Dia da Gentileza - Foto: divulgação

A empatia de uma criança ainda vai mudar esse mundo! Em São Paulo, alunos de 4 anos da Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, transformaram toda sexta-feira no Dia da Gentileza.

Na data, os pequenos escolhem um professor ou um colaborador e fazem uma homenagem, entregando um cartão, feito por eles, com uma mensagem de gratidão e de afeto.

O pequeno projeto, que tem a supervisão da professora Débora Santos e colaboração da auxiliar Jéssica Reina, emocionou muitos educadores…e a gente também!

Cartão da Gentileza

Toda semana, há uma escolha de quem receberá o ‘Cartão da Gentileza’, um cartão repleto de afeto e produzido pelos próprios alunos.

“É uma maneira de exaltar as pessoas que estão conosco no dia a dia e valorizar as atividades presenciais, em que as crianças podem socializar e trabalhar suas emoções”, esclarece Débora.

Lucas Jabur, um dos alunos envolvidos no projeto, disse que se sente bem em participar do Dia da Gentileza. “Gosto muito de ajudar as pessoas”, resumiu.

Reações

Uma das professoras que receberam o cartão foi a Fátima Lucia dos Santos. Ela conta que o presente veio com a seguinte mensagem:

“Querida Fátima, obrigada por nos ajudar a chamar os nomes no microfone, organizar as atividades e por todo o carinho. Você é muito especial!”.

Fátima conta que quando recebeu o cartão das crianças, se sentiu muito feliz. “Tive uma sensação boa, de reconhecimento. Me senti muito acolhida”, admite.

Outra profissional escolhida foi a auxiliar de serviços gerais, Abigail Félix dos Santos, chamada carinhosamente pelos pequenos de “Biga”.

“Me senti muito honrada, valorizada e amada, pois o que vem das crianças é sempre muito honesto”, afirma.

A atividade faz parte do Interioridade, um projeto da escola, que desenvolve habilidades emocionais e sociais por meio de vivências e reflexões sobre o autoconhecimento na infância.

A ideia é promover o exercício da empatia, diálogo para a resolução de conflitos e a entender-se para poder lidar com o que se sente, com o que se faz, com os desafios que se impõe, acolhendo melhor a si e aos outros.

O Dia da Gentileza estimula o pensamento criativo, a consciência corporal e o equilíbrio emocional do aluno, trabalhando práticas de autoconhecimento e autocuidado com os pequenos da Educação Infantil.

É proposto um processo de acompanhamento dos estudantes para possibilitar com que cheguem à sua dimensão mais profunda e encontrem o que dá sentido à sua vida.a

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top