Menu

Médicos retiram maior tumor cerebral do mundo da cabeça de homem indiano

O maior tumor cerebral já registrado no mundo foi retirado de um homem na Índia. A massa tinha 11 kg, de acordo com a agência de notícias britânica SWNS, e foi retirada após 20 anos. O homem de 31 anos foi identificado como Sakthivel, morador de Dindigul, distante da capital Nova Delhi. Ele percebeu o crescimento anormal em sua cabeça desde jovem, mas não procurou atendimento médico por falta de dinheiro e trauma, já que seu irmão teria morrido durante uma cirurgia.



O problema levou Sakthivel ao isolamento. Mas, há dois meses, o tumor começou a impedir que ele mexesse o pescoço. Foi então que decidiu procurar ajuda. A cirurgia, realizada pelo médico J. Srisaravanan em Madurai, durou 10 horas, necessitou de transfusão de sangue e envolveu uma equipe de seis médicos. "O tumor era quase do tamanho da cabeça. Nunca tinha visto um tumor tão grande em 15 anos de carreira como neurologista", afirmou o médico à agência. A operação foi bem-sucedida e o paciente está se recuperando bem.



A suspeita é que se trata de um meningioma, o tumor cerebral mais comum, benigno, que cresce lentamente ao longo de muitos anos. O tipo de tumor envolve o cérebro e a medula espinhal. Segundo dados da clínica Mayo, nos Estados Unidos, embora não seja tecnicamente um tumor cerebral, está incluído nessa categoria porque pode comprimir o cérebro, nervos e vasos, causando incapacidade grave. É mais comum em mulheres em idades mais avançadas. As causas ainda são desconhecidas, mas os principais fatores de risco são a ação dos hormônios femininos, tratamento com radiação, transtorno hereditário do sistema nervoso e obesidade, de acordo com a clínica Mayo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top