Um jogo, uma dança ou uma luta. A capoeira é uma arte marcial criada por angolanos que foram escravizados no Brasil Colonial do século XVI.
A atividade de prática da capoeira acontecia nos arredores das senzalas em terreiros de mato cortado. Em tupi-guarani, mato cortado ou extinto, formaria um vocábulo parecido com a palavra capoeira como conhecemos, que seria “caápuêra”. Esta é a explicação mais aceita por pesquisadores para a origem da palavra.
Em 1890 a capoeira foi proibida no Brasil, e só foi liberada em 1930. Em 07 de agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649, que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista.
Para celebrar a data, o bahia.ba separou 5 filmes que mostraram a arte na prática nas telas de cinema.
Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira
O documentário narra a vida e os pensamentos do maior mestre da Capoeira Angola do século XX, Mestre Pastinha. Filmado em Salvador, Rio de Janeiro e New York, o filme se aprofunda nos fundamentos da Capoeira Angola e seu guardião, Pastinha, que defendeu uma capoeira de paz e respeito aos seus praticantes. Disponível no Youtube.
Cordão de Ouro
O filme de 1977 representa um marco na história da capoeira no cinema, considerado o primeiro filme com um herói representado por um capoeirista. Disponível no Youtube.
Besouro
Baseado em uma história real, o filme conta a vida do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira que se transformou num dos grandes mestres da capoeira. Disponível no Youtube.
Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada
O longa-metragem conta a história de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, um grande nome da capoeira, fundador e criador da Capoeira Regional. Disponível no Youtube.
Capoeira – Um Passo a Dois
Mais recente, o filme de 2016, retrata dois capoeiristas viajantes que partem em uma jornada pelo mundo para conhecer a capoeira de outros países. Eles cruzam a Europa e passam por Israel, Índia, Estados Unidos, Japão e Indonésia. Disponível no Prime Vídeo.
0 Comments:
Postar um comentário