Menu

 

Foto: Divulgação/Globo Filmes
Foto: Divulgação/Globo Filmes

 

Um jogo, uma dança ou uma luta. A capoeira é uma arte marcial criada por angolanos que foram escravizados no Brasil Colonial do século XVI. 

A atividade de prática da capoeira acontecia nos arredores das senzalas em terreiros de mato cortado. Em tupi-guarani, mato cortado ou extinto, formaria um vocábulo parecido com a palavra capoeira como conhecemos, que seria “caápuêra”. Esta é a explicação mais aceita por pesquisadores para a origem da palavra.

Em 1890 a capoeira foi proibida no Brasil, e só foi liberada em 1930. Em 07 de agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649,  que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista. 

Para celebrar a data, o bahia.ba separou 5 filmes que mostraram a arte na prática nas telas de cinema. 

Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira

O documentário narra a vida e os pensamentos do maior mestre da Capoeira Angola do século XX, Mestre Pastinha. Filmado em Salvador, Rio de Janeiro e New York, o filme se aprofunda nos fundamentos da Capoeira Angola e seu guardião, Pastinha, que defendeu uma capoeira de paz e respeito aos seus praticantes. Disponível no Youtube.

Cordão de Ouro

O filme de 1977 representa um marco na história da capoeira no cinema, considerado o primeiro filme com um herói representado por um capoeirista. Disponível no Youtube.

Besouro

Baseado em uma história real, o filme conta a vida do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira que se transformou num dos grandes mestres da capoeira. Disponível no Youtube.

Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada

O longa-metragem conta a história de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, um grande nome da capoeira, fundador e criador da Capoeira Regional. Disponível no Youtube.

Capoeira – Um Passo a Dois

Mais recente, o filme de 2016, retrata dois capoeiristas viajantes que partem em uma jornada pelo mundo para conhecer a capoeira de outros países. Eles cruzam a Europa e passam por Israel, Índia, Estados Unidos, Japão e Indonésia. Disponível no Prime Vídeo.

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top