Menu

Resultado de imagem para São Paulo e Rio de Janeiro já têm transmissão comunitária do coronavírus

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já tem registro de quatro casos de transmissão comunitária para o coronavírus. Isso significa que não é possível identificar como ocorreu a contaminação.



O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que 98 pessoas foram contaminadas pelo coronavírus no Brasil. Dessas, apenas 12 estão hospitalizadas.


O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica a situação no Rio e em São Paulo.


“Nesses dois locais os gestores municipais podem adotar as medidas adicionais de acordo com a avaliação de risco. Lembrando: nós avaliamos a questão da síndrome grave e não temos, ainda, nenhum sinal de ampliação de casos graves internados. Esse alerta, esse momento, serve para adotar medidas em relação a grandes eventos, aglomerações, e dar um tempo. Vamos aguardar uma semana, acompanhar o resultado dessa situação, vamos entender o que está acontecendo. Porque todos os países que fizeram isso tiveram uma redução importante, controlaram o surto”.


Para as duas cidades, o Ministério da Saúde recomenda a redução do regime e escala de trabalho, a utilização de reuniões virtuais e o home office, a antecipação de férias escolares e monitoramento do fluxo de CTIs - podendo até decretar quarentena se a ocupação dos leitos de UTI chegar a 80%. Essas medidas podem reduzir a velocidade de contágio.


O estado de São Paulo lidera o número de casos confirmados, com 56 pacientes, seguido do estado do Rio de Janeiro, com 16, e Paraná, com seis.


Somente o Amapá não tem casos suspeitos da doença, já que a Secretária de Saúde de Roraima confirmou a primeira suspeita. São 1.485 casos em investigação em todo o país. A maior concentração está na região Sudeste, com 996 casos sendo investigados.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, publicados nessa sexta-feira, já são 132 mil casos confirmados para o coronavírus. Foram registradas 4.955 mortes no mundo, sendo 342 só na sexta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top