Menu



A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, de acordo com os dados registrados no sistema  E-SUS, prestados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), publicou e divulgou na noite de ontem (15) o último boletim com a situação da Covid-19 no território municipal, por volta das 19h, com 344 casos positivos e 17 óbitos. Com 208 altas, Ilhéus possui 136 pacientes ativos com coronavírus neste sábado (16).

Porém, por volta das 23h, a Sesab publicou o boletim com a situação do coronavírus no Estado e informou 425 casos positivos e 25 óbitos para o município de Ilhéus. No entanto, até o presente momento, não constam registrados na base de dados da Sesau os números informados pela Sesab, e, por isso, o órgão municipal não reconhece esses números.

Mas a divergência de informações parece que agora chegou ao fim. Conforme nota veiculada há pouco pelo Estado, a Sesab a partir de hoje (16) coloca em operação um sistema que integra as bases de dados epidemiológicos e laboratoriais dos governos federal, estadual e municipais.

O secretário municipal de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, informa que existem dados da Sesab computados para Ilhéus com pacientes positivos que não são de Ilhéus. Além disso, com a integralização dos sistemas, houve um número maior de notificações e pacientes que testaram negativo, mas que estão registrados como positivos.

“Por isso, se faz necessário fazer o que chamamos de ‘higienização’ nos dados do sistema, para o correto balanço dos casos, com a verificação das fichas dos pacientes que são de Ilhéus e que testaram positivos, para a necessária atualização e pertinência das informações. Em nenhum momento houve qualquer omissão de informações por parte do município”, informou Magela.

De acordo com a Sesau, a Vigilância Epidemiológica do Estado informou que é o ente municipal que será responsável em fazer essa higienização e atualização de dados pelo sistema do e-SUS.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top