Menu

Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Dom Bassetti, comentou a flexibilização da quarentena no país

Coronavírus muda cara da Sexta-Feira Santa pelo mundo; FOTOS ...

Da redação, com Vatican News

O dia 18 de maio marca a retomada da atividade econômica na Itália, com a abertura gradual do comércio, das lojas e do atendimento nos restaurantes, por exemplo, naquela que é mais uma fase de flexibilização da quarentena no país, um dos mais afetados pelo coronavírus na Europa. A segunda-feira é particularmente especial para a comunidade católica, já que as missas com a participação dos fiéis agora estão permitidas, em respeito, porém, ao protocolo assinado pelos bispos italianos e pelo governo que define medidas sanitárias que devem ser observadas para o acesso às igrejas e à celebração da Eucaristia.

Ser comunidade: a grande família de Deus

Sobre a retomada das atividades, o presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Dom Gualtiero Bassetti, afirmou:

“Não se trata, simplesmente, da reabertura de um lugar sacro, das nossas igrejas, afinal de contas, elas já estavam abertas. Mas se trata de voltar a manifestar o nosso ‘ser comunidade’, o nosso ‘ser família’; e é a nossa Eucaristia que faz de nós sermos comunidade e família.”

O padre Francesco Pierpaoli, da pequena cidade de Fano, na região italiana do Marche, descreveu esta nova fase com alegria e entusiasmo para “recomeçar um caminho. No nosso coração, a esperança nunca desapareceu e, por isso, retornamos gradualmente e com prudência a ser comunidade”. Padre Antonio Valentino, de Liverano, ao responder se as pessoas estariam prontas para voltar à missa depois da quarentena, comentou: “acredito que, na primeira fase, vai prevalecer um pouco de medo, mas que pouco a pouco será normalizado. Tudo sempre com a novidade que nos traz o Evangelho”.

A grande família de Deus

Dom Bassetti, na mensagem em vídeo, fez menção especial em receber as crianças e os idosos, exortando a todos para pedir ao Senhor que voltemos a ser a “grande família de Deus”, depois da experiência vivida dentro de casa durante meses de quarentena, através da pequenas Igrejas domésticas. Apesar de tanta provação e sofrimento, disse ele, “não faltou a oração e a Palavra de Deus dentro das famílias nesse período”.

O presidente dos bispos italianos também convocou todo o povo de Deus a observar as medidas sanitárias para proteger a saúde de todos. O uso obrigatório das máscaras, por exemplo, segundo dom Bassetti, pode ser feita através de uma leitura simbólica, convidando a “descobrir a força do olhar”. Também é um momento para louvar e agradecer ao Senhor, enalteceu ele, ao convocar para aquele que deve ser um “evento de graça”. Por isso, a proposta é se reunir em oração, nas igrejas, para cantar o hino cristão de ação de graças:

“No primeiro domingo que iremos nos reencontrar, cantemos o Te Deum – eu vou fazer e proponho a todos – para que se torne o nosso hino, o nosso louvor perfeito à Santíssima Trindade, porque tudo vem do coração de Deus.”

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top