Menu




Para proteger duas crianças com doença rara do risco de contaminação por covid-19 no hospital, uma médica pediatra do interior de Minas Gerais está atendendo na casa dela Talyssom e Vanessa.

O menino, de 8 anos, e a menina, de 15, têm uma doença chamada mucopolissacaridose, que é hereditária e compromete ossos, articulações, vias respiratórias e sistema cardiovascular. Eles têm imunidade baixa e se forem contaminados por coronavírus, a possibilidade de se agravar é grande.

As crianças moram em Berizal e uma vez por semana precisam percorrer cerca de 67 km para fazer a reposição de enzimas no Hospital Santo Antônio, em Taiobeiras.

Por conta da pandemia do coronavírus, a pediatra Márcia Novaes decidiu fazer a infusão do medicamento na casa dela, para preservar a saúde dos dois.

Há cerca de dois meses, ela e o enfermeiro Alex Ferreira dedicam o dia de folga do plantão do hospital para cuidar de Talyssom e Vanessa na sala de estar da casa da pediatra.

Para isso, Márcia adaptou a sala com oxigênio e bombas de infusão para medicar os dois pacientes.

“É muito gratificante poder ajudar e até o fim da pandemia, eles vão tomar a medicação aqui. Ajudar o próximo é o que podemos fazer nesse momento tão difícil”, disse a médica ao G1.

O enfermeiro Alex explicou que os dois pacientes ficavam em uma sala exclusiva do pronto-socorro, mas o local precisou ser destinado para pacientes com suspeita de Covid-19.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top