Menu

 Sal, vinagre, borra de café e água sanitária são algumas das soluções caseiras encontradas para eliminar as larvas do Aedes aegypti. A ação do ácido acético contido no vinagre está sendo apontada como uma solução econômica e rápida para eliminar as larvas do mosquito. Basta uma colher de sopa de vinagre jogada na água, depositada em vasos, panelas, pneus, garrafas ou outros locais de proliferação, e em três ou quatro horas as larvas são erradicas por completo.

Soluções caseiras de repelentes conseguem evitar picadas de mosquitos?

Há quem afirme que a borra de café ou o fumo diluído em água também seriam úteis para controlar o surgimento de criadouros nos pratinhos sob os vasos ou na água retida pelas plantas. Em relação à borra de café, essa eficácia não foi comprovada por testes realizados no Laboratório de Pesquisas de Aedes aegypti do Serviço Regional de Marília da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

O Guia Básico de Dengue, editado pela própria Sucen, aponta apenas o uso do sal e da água sanitária como eficazes no combate ao desenvolvimento das larvas. No caso do sal, uma tabela existente no material recomenda o uso de uma colher de sopa para até meio litro de água. Duas colheres para um litro, dez colheres de sopa do produto para cada cinco litros de água e um quilo de sal para cada 50 litros de água.

Para o uso da água sanitária é preciso ficar atento à concentração do produto. No caso da água sanitária com concentração química de 5%, a tabela da Sucen recomenda o uso de 100 milímetros (ml) do produto para cada 20 litros de água, além de 50ml de cloro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top