Menu

 

A madrugada desta quarta-feira, 12 terá a maior chuva de meteoros, ou estrelas cadentes do ano. E poderá ser vista a olho nu em todo o hemisfério sul, incluíndo o Brasil.

O pico da noite dos meteoros Perseidas, que chegou em agosto, será ainda mais forte na madrugada da quinta, dia 13, portanto serão duas noites de espetáculo no céu.

Torça pra fazer tempo bom onde você está para poder acompanhar. Já tem gente fazendo a lista de pedidos e colocando o relógio do celular pra despertar…

15 por hora

Os meteoros Perseidas são originários da poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle.

A chuva de estrelas entra na Terra a uma velocidade de 210 mil quilômetros por hora.

Na nossa região será possível observar até 15 meteoros por hora. Já no norte da Terra será possível ver de 45 até 90.

Como assistir

A chuva de meteoros terá melhor visibilidade às 2 horas da madrugada e não é preciso ter nenhum equipamento especial.

Às 9 horas da noite de hoje, no entanto, já será possível ver um pouquinho de Perseidas no céu, embora de uma forma muito mais fraca.

As recomendações da NASA, agência espacial americana são: deixar seus olhos se acostumarem ao escuro, o que pode levar cerca de 30 minutos. Não fique usando o celular enquanto espera para ver os meteoros, uma vez que o brilho das telas pode afetar a visão noturna negativamente.

A Nasa promete uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros em seu perfil no Facebook. Basta clicar no lembrete abaixo e curtir o canal.

Os meteoros serão visíveis até 26 de agosto.

O fenômeno é conhecido na tradição católica como “Lágrimas de São Lourenço”, em uma referência a Laurentius, um dos sete diáconos da cidade de Roma que foram martirizados na perseguição aos cristãos pelos romanos em 258 D.C.Foto: NASA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top